COFRES AO LONGO DA HISTÓRIA

COFRES AO LONGO DA HISTÓRIA

História do cofre

Os cofres ajudam a guardar e proteger bens valiosos há milhares de anos. Desde o Egito Antigo, até os dias de hoje, estão presentes em nossas vidas. Isso prova sua eficácia ao longo dos anos e sua praticidade em exercer a função de segurança de objetos preciosos para seu dono.

Como exemplo, temos os baús piratas, que tiveram seu auge durante os séculos XVI e XVIII. Quem nunca ouviu histórias de piratas aonde enormes tesouros, moedas de ouro e joias eram guardadas em grandes baús de madeira, onde somente o capitão do navio possuía a chave para a sua abertura. Esses baús não são apenas obras de ficção, realmente existiram e eram utilizados para guardar tesouros saqueados de navios da marinha ou de comerciantes que utilizavam o mar como principal rota comercial. Normalmente eram feitos de madeira e aço, resistentes a maresia, já que eram escondidos no próprio navio pirata. A pirataria foi se extinguindo após o século XVIII, porém a cultura envolta do baú como cofre, persistiu como herança para a nossa geração.

Ao longo dos anos foram desenvolvidos novos cofres, no século XIX com senhas numerais de até 00 á 99. Seu sistema mecânico e sua estrutura tornava cada vez mais seguro esse sistema, tornando quase impossível seu arrombamento ou roubo. No século XX, com o progresso da tecnologia, foram criados cofres cada vez mais modernos, como cofres contra incêndios, portáteis, cada um servindo exatamente a vontade do cliente. No século XXI, onde a tecnologia faz ativamente parte da vida das pessoas, existem cofres biométricos que utilizam a digital do proprietário para abri-lo, cofres digitais com senhas que podem ser trocadas e com quase infinitas possibilidades numerais, entre outras variedades. A tendência é que esse meio de proteção de bens só acompanhe o crescimento e desenvolvimento da sociedade.

Todos esses cofres descenderam de uma cultura ancestral. Ao longo dos anos serviram muito bem as necessidades das pessoas. Quando se olha para um cofre, assim como para demais objetos que são de uso rotineiro, existe uma história e uma funcionalidade que levou a ser importante para nós. O cofre é um exemplo disso tudo, está presente em casas, empresas, lojas e bancos. Embutidos ou portáteis, mecânicos ou digitais, biométricos digitais ou oculares. Em suma é inegável a importância que esse objeto teve e tem para as pessoas e seu dia-a-dia, sendo uma ferramenta eficaz quando o assunto é a segurança de bens.

 

fonte: http://www.saibamaissobre.com.br/tendencias/cofres-ao-longo-da-historia/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *